A pureza de coração está no espírito. Ela começa no espírito, em um espírito puro. Nosso espírito se torna puro através de sua direção. O espírito puro e o coração puro estão, em seu movimento, voltados para aquilo que vêm. O coração puro deixa para trás tudo que é passado, torna-se limpo de tudo que é passado.
O que ocorre com o passado? Ele se torna igualmente puro, puramente passado, totalmente passado. Para o coração puro, o passado não é mais responsável por nada, nem por ele nem por outros. O coração puro deixa o passado ser puro e este se torna puro através do coração puro.
Nossa mãe, por exemplo, fica pura de nossas lembranças que haviam turvado sua imagem pura. O coração puro consegue essa pureza através de um espírito puro. O espírito puro vê a mãe puramente a serviço da vida, puramente a serviço de nossa vida, que nos chegou pura através dela, completamente pura.
Por essa razão, nosso coração puro se volta a ela com um amor puro, livre de todas as lembranças do passado. Esse amor é voltado para o momento, para aquilo que acontece com esse amor no momento, àquilo que agora flui do coração puro com amor e puro de todo o passado, cria de novo em um movimento puro em direção à mãe.
Onde, então, começa a nossa pureza? Ela começa no coração, em um coração puro, que também aqui, em nossa relação com a mãe, em sintonia com o espírito criador que criou e cria tudo da maneira que é, diz: “Veja, eu refaço tudo.”
Bert Hellinger - Livro Leis Sistêmicas na Assessoria Empresarial.