"Muitos psicoterapeutas encontram-se presos a uma determinada visão de mundo que se ergue tal como um muro à sua volta. Não conseguem ir além dela, a não ser que se abra uma nova janela ou uma nova porta.
Quero dizer algo sobre este cativeiro. Pessoas que pertencem a uma determinada escola psicoterapêutica ou a um determinado partido, religião ou profissão encontram-se em um campo morfogenético. Rupert Sheldrake investigou tal fato mais de perto.
Morfogenético significa: quando alguma coisa se desenvolve segundo um determinado padrão, mais tarde esse padrão determina o que acontecerá nesse campo. O padrão se repete.
Darei um exemplo: Sigmund Freud descobriu algo especial e nesse sentido prescreveu um determinado padrão, uma determinada visão de mundo e um determinado método de tratamento. Quem entrar mais tarde nesse campo terá dificuldades em se abrir para novas concepções, pois o campo assume o comando de modo amplo. Pensará e agirá de uma determinada forma, permanecendo preso nesse campo.
Quando alguém se torna advogado, junta-se igualmente a um campo morfogenético. Quando alguém segue uma determinada religião se junta igualmente a um campo morfogenético. As pessoas que ocupam cargos de liderança em um campo morfogenético falam quase sempre o mesmo e se movimentam infinitamente em torno do mesmo tema, através das mesmas palavras. Os membros de um partido político também penetram em um campo morfogenético.
Este campo morfogenético age como uma consciência. Quando os membros se permitem pensar sobre algo, de forma diferente, de repente se sentem desconfortáveis ou até mesmo com medo e sentirão a consciência pesada.
O trabalho das Constelações familiares também não está isento da possibilidade de formar um campo morfogenético. Existe apenas uma saída. Mantemo-nos constantemente abertos para o novo, como os olhos de uma criança que descobre algo novo a cada dia.
Muito do que vi aqui não pode ser reduzido a algo que já disse, escrevi ou fiz antes. Isso só pode ser experimentado quando nos abrimos para o novo e para o desconhecido.
Quando observamos um movimento em um determinado ponto no campo, então a mudança está acontecendo dentro dele."
Bert Hellinger.
O amor do Espírito.