A importância da compreensão e do respeito às leis do Amor!
Bert Hellinger divide em três as leis básicas e essenciais do amor: Hierarquia/Ordem, Equilíbrio e Pertencimento, eu acrescento mais uma à Gratidão.
Todas elas, sem compreensão, sem absorção geram emaranhamentos, gera transtornos, infelicidades. Mas Márcia Isabel eu compreendo todas e mesmo assim, enfrento sérios problemas... sim, isso é possível, pois na própria Constelação compreendemos que carregamos muito de nosso sistema familiar, e se houve um desrespeito a algumas dessas leis anteriormente, as futuras gerações podem estar ligadas a ele.
Mas afinal, quais são essas leis tão significativas?
A Lei da Hierarquia/Ordem diz: o que veio antes, o que veio primeiro, precisa ocupar o seu lugar, assim como o que veio depois deve ocupar o lugar do depois, na prática falando: os pais chegaram primeiro, quando os filhos querem ocupar o lugar dos pais, emaranham o sistema. Quando um irmão mais novo quer ocupar o lugar do mais velho emaranha novamente, e até fora do contexto familiar, se numa empresa quem estava primeiro é de forma abrupta submetido a ordens de quem chegou depois (aqui fica a ressalva de que: cada caso é um caso), gera emaranhados! É preciso respeitar quem chegou primeiro.
Pertencimento: todos pertencem, quando por qualquer motivo um membro é excluído, deixado de lado, esquecido, geram se emaranhados, como assim? Um tio que é alcoólatra é desmembrado da família, um irmão que assume a homossexualidade é excluído da vida dos demais, enfim... Qualquer exclusão, qualquer sentimento de superioridade ou de diferença que afasta ou esquece alguém ou algum membros gera problemas no sistema a qual pertence.
Equilíbrio: já parou para pensar se só existisse o SIM, ou ainda se só existisse o NÃO? Parece bem estranho não é mesmo, mas na vida de muitas pessoas mesmo conhecendo o sim e o não, um deles prevalece absolutamente e sim, gera também novos problemas aqui. Tem pessoas que amam presentear outras pessoas, que doam, doam, doam, mas nada recebem de volta, e àqueles que só recebem, recebem, recebem, entram em desequilíbrio também porque nascem aqui características que não nos eleva.
E a Gratidão: ela que é a "mãe" das conquistas, das realizações, dos sonhos, dos encontros, dos reencontros, do sucesso. Agradecer é se colocar à disposição do que há de melhor chegar até você! É possível agradecer, mesmo muito antes de receber. Porque? Porque os caminhos ficam livre para o que você deseja chegar, porque tudo acontece com leveza, com tranquilidade!
Quem conhece, respeita essas leis, e ressignifica tudo que já passou, olhando com olhos de acolhimento, de gratidão de reconhecimento, certamente viverá uma vida mais leve, mais prazerosa.
Você conhecia essas leis?
Autor: Márcia Isabel Reinehr